Search Enterprise or @FordOnline
Please remove special characters

Recorde nas alturas: Ford patrocina maratona na maior altitude do mundo

Feb 10, 2026

 

Em uma prova de resistência inédita, dez corredores intrépidos aceitaram correr uma maratona no local mais alto da história. Partindo do cume do Ojos del Salado, vulcão mais alto do mundo, no Chile, a 6.893 metros de altitude, eles vão percorrer alguns dos terrenos mais implacáveis do planeta.

O ar rarefeito, as temperaturas congelantes e os ventos incessantes vão testar cada grama de força e determinação dos desafiantes para completar os 42,2 km, numa altitude onde há apenas 44% do oxigênio disponível comparado ao nível do mar. Antes de iniciar a maratona, em 10 de fevereiro, o grupo fará quase duas semanas de aclimatação, além de cerca de nove horas de escalada para chegar à linha de partida.

Click to Enlarge

Frota off-road

O desafio foi idealizado pela empresa de aprendizado e desenvolvimento BecomingX, depois de organizar com sucesso a Maratona Mais Profunda do Mundo, onde dois recordes mundiais oficiais foram estabelecidos, a 1.119 metros abaixo do nível do mar em uma mina sueca.

A equipe inclui o aventureiro e personalidade de TV Aldo Kane (Reino Unido), o ciclista recordista mundial Mark Beaumont (Reino Unido), os escaladores de elite Sibusiso Vilane (África do Sul) e Gavin Bate (Reino Unido), a atleta chilena Andrea Cornejo e o CEO da BecomingX, Paul Gurney (Reino Unido). Ela conta também com quatro participantes amadores e será apoiada por um grupo de escaladores e guias durante a prova.

A Ford apoia o projeto desde o início, com uma frota de picapes e SUVs off-road para o transporte da equipe, equipamentos vitais e suporte médico, que inclui duas Ranger Raptor, um Everest e um Expedition Tremor. Construídos para condições extremas, os veículos vão servir também como fonte de energia durante a aclimatação para a equipe poder focar no seu objetivo: levar o potencial humano a novas alturas.

Click to Enlarge

Respiro extra

Os veículos contam com a tecnologia de motor Ford EcoBoost, que utiliza turbocompressor para comprimir o ar rarefeito em altas altitudes. Isso minimiza a perda de potência e torque na atmosfera rarefeita, onde os motores naturalmente aspirados têm dificuldade. Essa indução forçada permite que os motores EcoBoost superem os tradicionais V8 em altitude.

“Este é um dos eventos mais difíceis que se possa imaginar e visa desafiar as percepções do que as pessoas acreditam ser possível”, diz Paul Gurney, CEO e fundador da BecomingX. “Apesar dos personagens extraordinários que temos nesta expedição, nada é garantido. Mas estamos nos dando as melhores chances de sucesso. Nossa esperança é que, na próxima semana, possamos dizer que corremos uma maratona na maior altitude da história – incentivando as pessoas a mirar alto e seguir seus sonhos, seja o que for que queiram fazer.”

A aventura vai começar no nível do mar e também tem a oportunidade de quebrar outro recorde, de maior mudança de altitude em um carro movido a gasolina, já que Paul Gurney e Aldo Kane pretendem levar sua Ford Ranger Raptor a mais de 6.000 m de altura no Ojos del Salado.